Teste de Leitura

Como deixar meu texto mais fácil de ser lido?

17 de julho de 2022 • Leitura: 5 minutos

Photo by Thought Catalog on Unsplash
Photo by Thought Catalog on Unsplash

Escrever um texto simples e que pode ser entendido por qualquer pessoa é um dos pilares da escrita para internet. Um texto complicado demais dificilmente será compartilhado com outras pessoas.

E qual a função de um texto que não vai ser lido por ninguém?

O propósito de todo texto é comunicar. Ou seja, se a mensagem é difícil de compreender e a ideia principal do texto não está clara, a mensagem não alcança seu objetivo. A principal maneira de saber se um texto é fácil de ser lido é perguntando às outras pessoas. Você entendeu o que dizia? Você gostou? Estava claro?

À medida que a capacidade de leitura do leitor aumenta, a tendência é que o poder de assimilação e escrita também aumentem.

Porém, existem diversas técnicas que permitem verificar se um texto é simples para leitura. Uma das técnicas mais utilizadas é o Teste de Flesch-Kincaid.

Como analisar a facilidade de leitura do meu texto?

Você pode analisar seu texto de forma gratuita através do nosso Teste de Leitura. Com ele, você analisará a facilidade de leitura e deixará seu texto mais simples para leitura.

No editor, você escreve todo o seu texto e ele te mostra em tempo real se seu texto está fácil de entender. Além disso, ele analisa seu texto linha a linha e te mostra onde você pode melhorar.

Você também pode importar textos de outros lugares para analisar (como Google Docs e Notion).

Como tornar meu texto melhor e mais simples?

Escrever bons textos envolve prática, técnica e repertório. Assim, ler e escrever devem ser vistas como ações complementares. Tornar um texto claro requer técnica e prática.

Assim, textos fáceis de ler seguem certos padrões de escrita. Como, por exemplo:

1. Menor quantidade de palavras e frases

A maioria das pessoas não lê todo o texto de uma página. Na verdade, segundo uma pesquisa do Nielsen Norman Group (maior grupo de pesquisas em experiência do usuário), quase 80% dos usuários somente escaneiam as páginas.

Parágrafos curtos dão a impressão de que o texto é menor. Por outro lado, um texto pequeno pode parecer maior se escrito todo junto.

Veja o exemplo abaixo. Qual dos parágrafos parece mais fácil de ler?

Comparação: um só parágrafo vs parágrafos quebrados.
Comparação: um só parágrafo vs parágrafos quebrados.

Mesmo que seja um texto incompreensível, o segundo parágrafo parece muito mais interessante que o primeiro, que foi escrito todo junto.

2. Subtítulos e divisões

Ninguém gosta de ler conteúdo que não parece ter fim. Se você já abriu uma página assim, sabe o sentimento.

Um texto dividido em seções parece menor para o usuário. Dessa forma, as ideias são dispostas de forma mais clara e organizada. Além disso, usar listas ajuda a criar um conteúdo mais agradável de se ler.

3. Uma ideia por parágrafo

Como dito, textos longos são chatos de serem lidos. Pior ainda são textos cheios de ideias entrelaçadas e palavras complexas.

Escrever uma ideia por parágrafo torna sua leitura mais simples e dinâmica.

Quando lemos um livro teórico, é muito comum termos em um mesmo parágrafo uma ideia e logo em seguida uma refutação. Porém, na internet, isso pode tornar seu texto chato e complicado.

4. Imagens

Imagens tornam a leitura mais agradável e dinâmica. Além disso, imagens ajudam a contar histórias.

Segundo uma pesquisa da 3M Corporation, nós processamos imagens 60 mil vezes mais rápido que textos. Porém, é muito importante que a imagem escolhida esteja de acordo com o restante do conteúdo. Elas devem ser um complemento do texto, não o conteúdo principal.

5. Palavras-chave em destaque

Como já sabemos, usuários não gostam de passar tempo demais lendo. Por isso, destacar as palavras mais importantes do texto ajuda o usuário a procurar por aquilo que o interessa.

Porém, não é interessante destacar todo o conteúdo. Se todo o texto está em destaque, o usuário não sabe no que focar, tornando a leitura chata e cansativa.

O teste de Flesch-Kincaid é preciso?

O editor utiliza uma adaptação do índice Flesch-Kincaid original. Essa versão foi criada em 1996 por pesquisadores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP de São Carlos.

A versão original do Teste de Flesch-Kincaid tem precisão de mais de 90%.

 

Teste a facilidade de leitura do seu texto!

Crie, edite e importe seu texto de forma fácil e rápida.
Descubra em tempo real o nível de facilidade de leitura do seu texto.